Afix

Home > Saiba mais  > Perguntas Frequentes

PERGUNTAS FREQUENTES

Veja as dúvidas freqüentes que nossos consumidores têm em relação aos produtos Afix:

Spray Afix de alta resistência

Normalmente o piso e a parede estão sujos e desnivelados, nivelar e limpá-los não vai tomar mais tempo do que usar meu adesivo atual?

A recomendação de nivelar a superfície, remover impurezas, umidade, parte solta, gordura e sujeiras em geral é recomendado para qualquer tipo de preparação de superfície. É verdade que você levará um pouco mais de tempo durante a preparação do piso e da parede, especialmente para pisos vinílicos onde o fabricante recomenda o nivelamento e a limpeza do piso, porém você economizará muito tempo e energia utilizando o Afix Adesivo Spray ao invés de espalhar o adesivo ou a argamassa tradicional. Nossos clientes nos garantem que tiveram até 50% de ganho em produtividade quando utilizaram o Afix Adesivo Spray, portanto, mesmo que você tenha que utilizar 5 ou 10 minutos a mais no preparo da superfície de colagem, esse tempo será ganho na finalização do trabalho que se realizará 50% mais rápido. Importante: O bom nivelamento da superfície aumenta a área de contato melhorando assim a aderência e o acabamento final do piso ou cerâmica aplicados. Para mais detalhes sobre o método correto de preparação do piso e da parede exigido pelo Afix Adesivo Spray, consulte nossa área técnica através do telefone 0800 7275197.

Eu já vi adesivos sprays antes, eles têm alta pressão com um odor forte de solvente, que normalmente não é aceito em um ambiente de trabalho. Além disso, esses sistemas de alta pressão fazem com que o spray se espalhe em superfícies que não são necessárias e são difíceis de limpar. O que é diferente em relação ao Afix Adesivo Spray?

O Afix Adesivo Spray é extremamente diferente, pois são de baixa pressão e com alta porcentagem de sólidos. Isso significa que o adesivo cai imediatamente no solo e adere à parede sem dispersar-se no ar. Você pode controlar a aplicação do spray pela altura e distância do produto em relação ao substrato. O Afix Adesivos Spray não contém nenhum solvente e também não emite nenhum odor. É um adesivo à base de água e não é inflamável. Sua formulação contém ZERO VOC’s (Componente Volátil Organicos). Este produto inicia um novo modelo em saúde e segurança para a indústria de instaladores de pisos e azulejos. O Afix Adesivo Spray oferece nova possibilidade na aplicação de adesivos em ambientes mobiliados e em lugares onde o uso de adesivos exige cuidados especiais como escolas, enfermarias e hospitais, não afetando os instaladores, estudantes, funcionários ou pacientes. Devido à fórmula base água, nosso adesivo é fácil de limpar. Com um pano levemente umedecido em água é possível remover o excesso decorrente da aplicação, enquanto o adesivo ainda estiver molhado.

O que são VOC’s?

Componentes Orgânicos Voláteis evaporam facilmente em temperatura ambiente e freqüentemente possuem um forte e desagradável odor. Eles podem ser encontrados em vários produtos, como adesivos tradicionais para carpete, móveis, pinturas, solventes e produtos de limpeza. Alguns VOC’s podem até causar câncer em algumas situações, especialmente quando estão concentrados em ambientes. Eles também agridem a camada de ozônio e são um forte poluente. Todos os Afix Adesivos Spray foram atestados como ZERO VOC's, ou seja, eles não contêm e também não emitem Componentes Orgânicos Voláteis. Os Afix Adesivos Spray foram desenvolvidos pensando na saúde dos instaladores/clientes e no meio ambiente.

O Afix Adesivo Spray é sensível à pressão?

O Afix Adesivo Spray possui algumas características que atuam como um adesivo sensível a pressão e outras não. Por exemplo, o Afix Adesivo Spray é sensível à pressão na condição de possuir um tempo aberto longo antes da secagem. No entanto, ele não é sensível à pressão após 24/48 horas, pois as cadeias do adesivo se fecham, promovendo uma coesão mais forte. Isso permite que o local onde o piso/cerâmica foi aplicado, possa ser imediatamente utilizado. A movimentação do Afix Adesivo Spray depende da flexibilidade do piso, com pisos flexíveis você consegue remover facilmente sem danificá-lo.

O que você quer dizer quando menciona que esse adesivo possui fixação imediata ao movimento de tração lateral?

Tração lateral é a força que se aplica sobre o piso no sentido horizontal ou nas laterais. Essa característica evita que o piso vinílico mova-se durante a instalação. Quando se usa um adesivo tradicional, os pisos podem sofrer movimentos e sair do lugar facilmente pela movimentação dos próprios instaladores caminhando sobre ele. O Afix Adesivo Spray é diferente, pois permite uma adesão imediata após o piso ser pressionado contra o solo, essa força de adesão permite total movimentação sobre o piso imediatamente após aplicado. Os instaladores podem utilizar equipamentos sobre o piso sem nenhum risco do mesmo se movimentar. Móveis e equipamentos podem ser colocados sobre o piso imediatamente após a aplicação.

Quando uso o Afix Adesivo Spray eu percebo que a adesão inicial não é muito forte, pois consigo facilmente retirar minhas placas de vinil que já estavam posicionadas no piso. Porque isso ocorre?

Esse adesivo foi desenvolvido especialmente para permitir a movimentação e remoção do piso durante a instalação. O adesivo permite movimento de retirada das peças para que o instalador possa corrigir algum erro quando necessário. Uma vez que o piso está instalado, uma pressão de 75/100 lbs é aplicada com um rolo para finalizar a aplicação do piso, com isso a adesão em relação à tração lateral ocorre imediatamente impedindo qualquer movimentação, após 24/48 horas a adesão é completamente atingida. Além disso, o Afix Adesivo Spray não destrói a parte de trás piso vinílico, isso permite uma manutenção fácil e instalações muito rápidas no mesmo piso, basta remover o vinil, aplicar o spray novamente sobre a área e colocar o novo vinil. Isso elimina a etapa de limpeza e preparo do piso.

Devo passar o adesivo spray nas duas superfícies como eu faria com um adesivo de contato?

Não, você aplica o adesivo spray somente no substrato. A exceção a essa regra seria se o instalador necessitar de uma adesão mais forte em cantos e emendas. Aplicando o adesivo spray nas duas superfícies, deixe-os abrir o tack e então una as duas partes. Isso irá aumentar a adesão em ângulos e cantos.

Quanto adesivo devo passar para cada tipo de piso/parede?

Para cada tipo de adesivo existe um padrão de aplicação a ser seguido, é muito importante seguir sempre esse padrão, pois o excesso ou falta de adesivo poderá prejudicar a adesão dos produtos.

Como o Afix Adesivo Spray se compara em preço em relação aos adesivos tradicionais?

Apesar do produto ter um valor acima dos adesivos tradicionais, fatores como limpeza, rapidez e facilidade na aplicação e baixo odor acabam absorvendo esse valor e tornando o produto mais econômico.

Onde posso comprar o Afix Adesivo Spray?

Você pode encontrar o produto em home center, lojas especializadas e de materiais de construção. Você também pode consultar a loja mais próxima de você através do telefone 0800 727 5197.

Como eu inicio o treinamento para usar o Adesivo Spray Afix?

Você poderá fazer o treinamento on line, através Passo a Passo, e em caso de dúvidas poderá utilizar a central de atendimento da Artecola para verificação de cursos presenciais em sua região. Importante: o instalador que utilizar o produto sem o treinamento corre o risco de ter problemas e prejudicar o resultado da aplicação.
A garantia do produto não é válida em casos de incorreta preparação da superfície, aplicação do adesivo e instalação de pisos e azulejos cerâmicos.

Que tipo de aplicação eu posso fazer com o Afix Adesivo Spray?

Afix Adesivo Spray Parede: peças de cerâmica e azulejos de até 20 x 20, placas de pastilhas a partir de 2,5 x 2,5 cm até 15 x 15 cm.
Afix Adesivo Spray Piso Placas: Placas de PVC rígidos de 30 x 30cm .
Afix Adesivo Spray Pisos Rolos: Mantas e pisos flexíveis.

Importante: Para outros tipos de substrato realizar testes prévios ou consultar nossa área técnica, teremos o maior prazer em atendê-lo.

O que faço com as latas vazias dos Sprays?

O Afix Adesivo Spray é embalado em uma lata 100% reciclável em alumínio, pois não contém materiais inflamáveis e tóxicos. Desta forma, pode ser descartada no lixo comum.

Posso aplicar o Afix Adesivo Spray Parede para colocação de pisos?

Não, o produto não é indicado para colocação de pisos no chão devido às características dos pisos e substrato, para essa aplicação é necessário preencher e corrigir as imperfeições dos pisos e cerâmicas, isso você consegue somente com a argamassa.

Posso aplicar o Afix Adesivo Spray em áreas externas e piscinas?

O Afix Adesivo Spray não é indicado para áreas externas e submersas.

Quanto tempo depois de aplicado o Afix Adesivo Spray Parede eu posso fazer o rejunte?

Esse tempo tem influência direta da temperatura do local. A liberação para aplicação do rejunte é imediata, porém sugerimos como segurança aguardar pelo menos 1 hora após aplicação do adesivo. Você terá um grande diferencial com o uso do Afix Adesivo Spray Parede, pois não precisará limpar a área onde será aplicado o rejunte.

Por que eu devo esperar para colocar o piso/cerâmica?

O Afix Adesivo Spray possui um tempo de secagem ou tempo de tack, que é o tempo de espera para que o adesivo esteja pronto para receber o piso ou cerâmica. Esse tempo pode variar de acordo com a temperatura e ventilação do local. Durante esse período a água do adesivo evapora melhorando a coesão final entre os substratos. É de extrema importância que se respeite este tempo de espera, para que se obtenha sucesso na aplicação e um bom resultado na adesão entre os substratos.
Tempo de espera para aplicação do piso ou cerâmica:
Afix Adesivo Spray Parede = 1 hora
Afix Adesivo Spray Piso Placa = 2 horas
Afix Adesivo Spray Piso Rolo = 3 horas

AFIX Adesivos de Contato

Como remover resíduos curados de adesivo de contato?

Para remover excessos do adesivo na aplicação, ou seja, limpeza pode-se utilizar o Afix limpador 110 para peças. Em caso de remoção do adesivo por completo, para nova aplicação, deve-se fazer mecanicamente, lixando o material a ser colado.

Meu adesivo de contato permaneceu com a embalagem aberta e secou um pouco. Posso utilizar algum diluente para melhorar a viscosidade do produto?

Não é recomendado adicionar nenhum tipo de produto no adesivo pronto, pois este pode afetar a estabilidade química do mesmo. Entretanto, em último caso, é possível utilizar o Arteclean TS 106 em, no máximo, 10%.

Qual a temperatura máxima que o adesivo suporta?

Aproximadamente a 70°C.

Qual é o tempo de secagem do produto?

Em média de 5 a 10 minutos, dependentemente das condições climáticas em que foi aplicado.

Posso utilizar Adesivo de Contato para colagem de pisos vinílicos?

Posso, mas é importante observar a espessura do piso, abaixo de 6mm é importante realizar um teste primeiramente e preferencialmente esperar a evaporação do solvente para evitar bolhas.

Qual a diferença entre o Afix Tradicional e o Afix Extra?

O Afix Tradicional é isento de tolueno em sua formulação, um solvente orgânico mais tóxico, esta referência também apresenta tempo de secagem um pouco menor que a referência extra. Ambos os produtos são indicados para as mesmas aplicações e apresentam desempenho de colagem bastante semelhante: laminados melamínicos (fórmica), madeira, cortiça, espuma, couro, lona, papelão, piso vinílico, borracha, tecido, EVA, laminados de PVC e Poliéster, entre outros.

AFIX Cola Branca

Posso adicionar água na Afix cola branca Extra?

Não é recomendado, pois a adição de água pode alterar a estabilidade química do produto, perdendo sua eficiência de colagem.

Qual a diferença entre o Afix cola branca EXTRA e o Afix Porcelana fria?

A cola Afix Porcelana Fria é uma cola branca especial para massas de biscuit, a qual possui aditivos que confere maior flexibilidade e suavidade a massa.

Posso utilizar Afix cola branca Extra para colagem de piso de Parquet?

Pode. A Afix cola branca Extra é muito indicada para aplicação em madeira, contendo um alto teor de sólidos para uma colagem eficiente.

 Qual o tempo de secagem da Afix cola branca Extra?

Em média de 30 a 45 minutos, dependentemente das condições climáticas. Entretanto, o tempo de agarre inicial é de 10 a 15 minutos.

Posso utilizar Afix cola branca Extra para colagem de papel de parede?

Posso utilizar em papéis de paredes porosos, em papéis com fibra plástica deve-se realizar teste prévio.

Silicone

 Posso colar espelho com Afix Silicone Multiuso?

Não é recomendado utilização de silicone para fixação de espelhos. Nem mesmo o de cura neutra, já que tratam de produtos mais indicados a vedação e acabamento, com secagem um pouco mais demorada. Para pequenos detalhes em espelhos, com silicone neutro, é necessário realização de deste prévio.

 Os silicones da Afix possuem anti-fungicida?

Sim. Toda a linha de silicone da Afix possui fungicida em sua composição a fim de evitar a proliferação de fungos. Para isto é importante que o local a ser aplicado esteja devidamente limpo e seco. Para limpeza utilizar água sanitária diluída em água (em torno de 10%), nunca usar detergente.

 Posso utilizar o Silicone Afix em aquário?

Não é recomendado, pois toda linha de silicone Afix possui anti-fungicida, o que pode ser prejudicial aos peixes e algas.

 Os silicones Afix podem ser pintados?

Não. Selantes à base de silicone não aceitam pintura.

 Qual a diferença entre silicone de cura acética e silicone neutro?

O desempenho de vedação e acabamento é muito semelhante entres os dois tipos. Entretanto o silicone de cura acética pode ser utilizado somente para aplicações em vidros sem laminações/películas, cerâmica e alumínio anodizado, em função de conter ácido acético em sua formulação o que pode vir a atacar demais materiais. O silicone neutro pode ser utilizado para diversas aplicações, tais como: vidros laminados/especiais/refletivos; folhas de policarbonato; galvanizados zincados; alumínio, aço inox, chumbo; plásticos técnicos; granito; madeiras.

 Posso utilizar silicone acético em mármores e granitos?

Não é recomendado, pois o ácido acético presente na formulação pode se desprender e manchar a pedra. Para estas superfícies utilizar o Afix Multiuso neutro.

 Como limpar/remover silicone?

Quando não curado o produto pode ser removido facilmente com água. De qualquer forma recomenda-se a utilização de fita crepe para proteção das juntas, facilitando a remoção dos excessos.
Quando curado o produto só poderá ser removido mecanicamente.

Montagem

 Posso colar espelho com o Afix Montagem?

Posso. Mas é importante lembrar que o Afix Montagem é indicado para colagem em superfícies porosas com não porosas. Como o espelho é não poroso, ele pode ser colado, por exemplo, em madeira e gesso.

 Posso utilizar o Afix Montagem em ambientes externos ou úmidos?

Não. O Afix montagem é indicado somente para ambientes internos. Ele não possui resistência à água

Posso colar peças pesadas com o Afix Montagem?

Para peças pesadas é importante considerar o tamanho da área de colagem, ela deve se estender por toda a peça, onde o adesivo deve ser aplicado em 70% desta área. Também se indica a utilização de fitas adesivas, alço ou escoras para auxiliar até o tempo de cura do produto (24horas).

Espuma Expansiva

 Como se limpa/remove Espuma Expansiva?

Quando o produto não estiver curado, fresco, pode-se utilizar acetona para limpeza e remoção. Quando o produto estiver curado, somente mecanicamente, com auxílio de espátula ou lixa. Por isto recomenda-se o máximo de cuidado no manuseio das espumas expansivas, sempre aplicar com o uso de luvas.

Posso reutilizar a Espuma após aberta para uma aplicação posterior?

A Afix Espuma Expansiva é um produto que reage com a umidade do ar e daí se dá a sua cura. Desta forma, o produto aberto por muito tempo pode secar, trancando a válvula. Para reutilização indica-se aplicação com pistola aplicadora, a qual ao finalizar a saída da espuma, mantém o sistema fechado, sem passagem de ar.

 Qual é o rendimento de um tubo de Afix Espuma Expansiva Pu?

O rendimento depende muito da espessura da aplicação, da largura e tamanho da parede ou marco a ser aplicado. Indica-se a aplicação da espuma em um terço do espaço a ser preenchido, pois a espuma expandirá de 3 a 4 vezes o seu tamanho.
Considera o rendimento médio nas seguintes proporções (portas e janelasde dimensões padrões) :

 Após quantas horas posso cortar a espuma?

Após 2 horas já é possível cortar a espuma. Entretanto, vale lembrar que a mesma continua sua expansão entre 24 e 48 horas, sendo assim é importante manter as estruturas de sustentação das portas e janelas por este período.

Artecola Indústrias Químicas Ltda.

Rua Rubens Pedroso, 236 - Jardim Ruyce - Diadema - SP - CEP: 09961-710 - TEL: 11 3538-2800 - 11 3538-2899

© 2010 Artecola Indústrias Químicas Ltda. Todos os direitos reservados.